Capacitacao - Sinapse | Jornada Amazônia

Capacitações 

Os melhores conteúdos para você tirar a sua ideia do papel!

Módulo

Orientações 

Navegue pelas trilhas de capacitação que fortalecem sua ideia.

Trilha 1
Orientações gerais

Plano de estudos

Sabemos como pode ser desafiadora a missão de se organizar para assistir capacitações online.

Para tornar sua experiência no Sinapse da Bioeconomia ainda melhor, nós preparamos um plano de estudos exclusivo para te ajudar nessa jornada!

Etapas do programa

Vídeo 1.1

Você tem uma ideia inovadora que pode contribuir para a preservação da floresta em pé? Então o Programa Sinapse da Bioeconomia é para você! Nesse vídeo a Equipe Sinapse Bio vai explicar para você o que é o programa, seus benefícios e o que você precisa fazer para participar.

Como cadastrar
minha ideia

Vídeo 1.2

Nesse vídeo a Equipe Sinapse Bio vai te apresentar o passo a passo para você submeter o seu projeto no Programa Sinapse da Bioeconomia

Clique no botão e baixe um rascunho para desenvolver sua proposta, e quando estiver completa você envia no formulário online. Lembrando que não é possível editar uma proposta já enviada. 

Módulo

Impacto

A seguir você assistirá os vídeos do tema IMPACTO com as trilhas:

    2. Criação de Valor para a Floresta em pé

    3. Alvos de inovação na Bioeconomia

Trilha 2
Criação de Valor para a Floresta em pé

Introdução

Vídeo 2.1

Nesse vídeo, você será introduzido à trilha “Criação de Valor para a Floresta”, na qual você será apresentado ao conceito de bioeconomia e negócios que crescem com a floresta, dando dicas de como deixar a sua proposta mais alinhada e mais competitiva para o Sinapse da bioeconomia.

Conteúdo

Vídeo 2.2

Você sabe o que é bioeconomia? Tem ideia da capacidade amazônica e de como empreender com a floresta? Nesse vídeo, a equipe Sinapse Bio irá discussões relacionadas a esses temas, além de te dar dicas de como deixar a tua proposta mais alinhada e mais competitiva para o Sinapse da bioeconomia

Inspiração
Negócios da Amazônia

Vídeo 2.3

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os conceitos utilizados pelo Sinapse, você irá conhecer a Fernanda, empreendedora da 100% Amazônia, que vai trazer algumas dicas sobre criação de valor para a floresta em pé.

TRILHA 3
Alvos de inovação na Bioeconomia

Introdução

Vídeo 3.1

Nesse vídeo, você será introduzido à trilha “Alvos de Inovação”, na qual você irá entender melhor que tipos de soluções já estão sendo demandadas pelo mercado, o que denominamos como Alvos de Inovação

Conteúdo

Vídeo 3.2

Você sabe quais são as principais dores e desafios que afastam diversas indústrias compradoras de produtos da Amazônia dos empreendimentos da região? É sobre esses aspectos que a Equipe Sinapse irá tratar nesse vídeo, trazendo aspectos importantes para potencializar a competitividade da floresta.

Inspiração
Negócio da Amazônia

Vídeo 3.3

Para que você possa se aprofundar ainda mais nos tópicos trazidos no vídeo anterior, neste vídeo, Sandra da Amazon Doors vai contar um pouco sobre como a empresa vem atuando para aumentar a competitividade da floresta.

Módulo

Produto

A seguir você assistirá os vídeos no tema de PRODUTO com as trilhas:

     4. Transformando ideias em inovação

     5. Validação de ideias

TRilha 4
Transformando ideias em inovação

Introdução

Vídeo 4.1

Neste vídeo, você será introduzido à trilha “Transformando Ideias em Inovação”, na qual você receberá algumas dicas sobre colocar sua ideia em prática para que ela se torne uma inovação real e tenha sucesso no mercado.

Conteúdo

Vídeo 4.2

Neste vídeo, a equipe Sinapse vai explicar em detalhes o conceito de inovação, sua relevância para as empresas e dá dicas importantes sobre como transformar suas ideias em inovações de sucesso no mercado

Inspiração
Negócio da Amazônia

Vídeo 4.3

Neste último vídeo da trilha, você irá conhecer a Luiza, empreendedora da Luiza Abram, que irá trazer suas experiências sobre como foi o processo de inovação em sua empresa e os desafios de inovar no contexto da Bioeconomia.

TRilha 5
Validação de ideias

Introdução

Vídeo 5.1

Neste vídeo, você será introduzido a uma trilha que irá abordar um processo crucial para o desenvolvimento de uma empresa: a validação de ideias. Assim, na trilha “Validação de Ideias”, será apresentado um passo a passo para validar uma ideia de negócio.

Conteúdo

Vídeo 5.2

Inspiração
Negócio da Amazônia

Vídeo 5.3

Neste vídeo, a Pricila Almeida, empreendedora da Amazonia Smart Food, irá contar um pouco sobre suas experiências e sobre como foi o processo de validação de ideias em sua empresa.

Módulo

Mercado

A seguir você assistirá os vídeos do tema MERCADO com as trilhas:

  Trilha 6 – Identificando oportunidade de negócio

  Trilha 7 – Definição do Mercado Alvo e Diferenciação

Trilha 6
Identificando oportunidade
de negócio

Introdução

Vídeo 6.1

Se você estiver atento às mudanças no mercado e às necessidades dos clientes, você pode expandir o seu negócio, ganhar vantagem competitiva, melhorar a eficiência da sua operação, atender às necessidades dos clientes de uma forma mais efetiva e incentivar a inovação aí dentro da sua empresa. Mas você sabe como fazer isso na prática? Nesse vídeo, você será introduzido à trilha “Identificando oportunidades de Negócios”, a qual irá trazer ferramentas para não deixar essas oportunidades passarem despercebidas

Conteúdo

Vídeo 6.2

Inspiração
Negócio da Amazônia

Vídeo 6.3

Nesse vídeo, Valmir Ortega, da Belterra, vai contar um pouco sobre como foi o processo de identificação de oportunidades de negócios no contexto da Bioeconomia na Belterra, trazendo dicas para que você possa aplicar ao seu projeto ou empresa.

https://www.traditionrolex.com/48

Trilha 7
Definição do Mercado Alvo e Diferenciação

Introdução

Vídeo 7.1

Neste vídeo, você será introduzido à trilha “Definição do Mercado-Alvo e Diferenciação”, sendo esses aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa, pois ajudam a garantir que o produto ou serviço oferecido atenda às necessidades específicas de um grupo de clientes e que seja de fato percebido como único e valioso em relação aos concorrentes.

Conteúdo

Vídeo 7.2

Inspiração
Negócio da Amazônia

Vídeo 7.3

Neste vídeo, a Joanna Martins, empreendedora da Manioca, vai compartilhar um pouco sobre como foi passar por esse desafio e vsuas experiências e aprendizados na definição de um mercado-alvo e diferenciação em negócios de Bioeconomia.

Módulo

Equipe

A seguir você assistirá os vídeos no tema de EQUIPE com a trilha:

  Trilha 8 – Estruturando Equipes Inovadoras

TRilha 8
Estruturando Equipes Inovadoras

Introdução

Vídeo 8.1

Para que grandes inovações aconteçam, é importante contar com pessoas com diferentes competências, experiências e visões de mundo que possam contribuir de uma forma complementar para o desenvolvimento e implementação da inovação. Por isso, neste vídeo, você será introduzido à trilha “Estruturando Equipes Inovadoras”, a qual apresentar os principais aspectos que você deve considerar para a formação de um time, desafios que você vai enfrentar e exemplos de como superá-los

Conteúdo

Vídeo 8.2

Inspiração
Negócio da Amazônia

Vídeo 8.3

Neste vídeo, Nei Oliveira, empreendedor da Directto, irá compartilhar suas experiências práticas sobre como foi o processo de construção da equipe em suas empresas e os desafios no contexto da Bioeconomia.

Módulo

Pitch

A seguir você assistirá os vídeos do tema PITCH com a trilha:

    Trilha 9 – O que é um pitch e como estruturá-lo?

TRILHA 9
O que é um pitch e como estruturá-lo?

Introdução

Vídeo 9.1

Você sabe apresentar sua ideia de forma clara, concisa, convincente e bem-estruturada? Apresentar uma ideia dessa forma rápida e clara tem um nome, o famoso “pitch”. Neste vídeo, você será introduzido à trilha ” O que é um pitch e como estruturá-lo?”, na qual você irá saber mais sobre o que é considerado um bom pitch, para que você possa arrasar na próxima vez que tiver a oportunidade de apresentar sua ideia para captar a atenção e o interesse de potenciais investidores, clientes, parceiros ou avaliadores.

Estrutura

Vídeo 9.2

Neste vídeo, a equipe Sinapse Bio vai te explicar um pouco mais sobre o que é o pitch, a sua importância e vai apresentar dez passos para você montar um pitch incrível.

Inspiração
Negócio da Amazônia

Vídeo 9.3

Neste vídeo, Bruno Kato da Green Venture Building, vai contar um pouco sobre suas experiências com pitch, e trazer dicas sobre como fazer e apresentar um bom pitch voltado à bioeconomia.

Módulo

Gestão

A seguir você assistirá os vídeos no tema de GESTÃO com a trilha:

   10 – Dicas para os Empreendedores Sinapse Bio

TRILHA 10
Dicas para os Empreendedores Sinapse Bio

Dicas

Vídeo 10.1

Você tem uma ideia inovadora na área de Bioeconomia e quer transformá-la em um negócio de sucesso ajudando na manutenção da floresta em pé? Separamos aqui algumas dicas para te auxiliar no processo, de empreendedor para empreendedor.