Capacitação pré-incubação - Sinapse | Jornada Amazônia

Capacitação pré-incubação

Acesse os conteúdos certos para o desenvolvimento do seu negócio.

Módulo 

PRODUTO

Trilha 1

P&D e Cooperação

Nesse vídeo, o Professor Antônio Rogério, Consultor da Fundação Certi e um dos criadores da metodologia do Sinapse da Inovação, contextualiza o que é P&D e sua importância para inovação e vantagem competitiva nas empresas. Inscreva-se no canal e acompanhe nossos conteúdos sobre empreendedorismo inovador!

Experiência do Cliente com a Zendesk

Neste vídeo, Arthur Rozenblit representante da Zendesk, que é uma das empresas parceiras do programa irá abordar o tema “Como a experiência do seu cliente impacta o crescimento da sua startup”

Experiência do Usuário

Neste vídeo, Gabriela Amaral, da Ambev, aborda o tema “Experiência do Usuário”, contextualizando o uso da metodologia Design Thinking para identificação de problemas e desenvolvimento de soluções com foco no cliente.

Thiago Mantovani, da Fundação CERTI, fala sobre Processo Produtivo Básico, abordando o processo de desenvolvimento de uma ideia até sua concretização como produto. Além disso, são conceituadas as abordagens Lean Manufacturing e Indústria 4.0.

Módulo

MERCADO

Trilha 2

Marketing Digital

Nesse vídeo, o Ewerton Silva, Head de SEO na RD Station, traz algumas dicas  para ajudar você a gerar resultados para a sua empresa através do Marketing Digital.

Módulo 

CAPITAL

Trilha 3

Aspectos Societários e Cap Table

Antes de formalizar uma empresa é fundamental estar atento às questões societárias que estabelecem a relação entre os sócios. Nesse vídeo, a advogada Adriana Gomes explica os tipos societários mais utilizados, define o que é Cap Table e como estruturá-lo.

Investimento e Financiamento

Nesse vídeo o sócio da Triaxis Capital, Reinaldo Coelho, oferece dicas sobre investimento e financiamento, apresenta fontes de captação de recursos, os tipos de dívidas e suas diferenças e outros tópicos fundamentais sobre o assunto.

Módulo

Equipe

TRILHA 4

Gestão de conflitos com João Saravia

Nesta primeira parte da capacitação sobre Gestão de Conflitos, João Saravia, sócio e fundador da Frequency Partners Consulting, introduz a definição de conflito, demonstrando que apesar de o termo soar como algo negativo, é possível percebê-lo como uma oportunidade.

Gestão de conflitos com João Saravia (Parte 2)

Nesta segunda parte da capacitação sobre Gestão de Conflitos, João Saravia, sócio e fundador da Frequency Partners Consulting, esclarece como, geralmente, o cérebro das pessoas tendem a processar uma mesma informação de maneiras diferentes, e como isso impacta a forma com que elas lidam com eventuais conflitos.

Gestão de conflitos com João Saravia (Parte 3)

Nesta terceira parte da capacitação sobre Gestão de Conflitos, João Saravia, sócio e fundador da Frequency Partners Consulting, fala sobre o método “Negociação Baseada em Princípios”, também conhecido como “Harvard Negotiation”.

Gestão de conflitos com João Saravia (Parte 4)

Nesta quarta e última parte da capacitação sobre Gestão de Conflitos, João Saravia, sócio e fundador da Frequency Partners Consulting, fala sobre o momento pós-conflito, quando algumas emoções residuais podem vir a gerar novos conflitos.

Módulo

GESTÃO

TRILHA 4

Marco Legal das Startups

Neste vídeo, Leonardo de Freitas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) aborda o Marco Legal das Startups, esclarecendo o processo de criação da legislação, os benefícios trazidos para as startups brasileiras e os próximos desafios que precisam ser superados.

Lei da Biodiversidade 

Francine Leal, da GSS Carbono e BioInovação, explica melhor sobre o tema “Lei da Biodiversidade e outros assuntos relacionados o Sisgen.

Neste vídeo, Marcio Barea, da ABVCap, aborda o tema Gestão Financeira e Roadmap de Capital, esclarecendo os processos de fluxo de caixa, análise do balanço patrimonial, demonstração de resultados, entre outros.

Módulo 

IMPACTO

Construção da Tese de Impacto e Teoria da Mudança

Neste vídeo André Noronha aborda a importância de negócios de impacto na bioeconomia, que prosperam em conjunto com a preservação da floresta. Ele destaca a necessidade de criar valor adicional para a floresta em pé e a importância de uma tese de impacto consistente, que comunique e sustente os resultados mensuráveis do negócio.

Mercado de Carbono

No primeiro vídeo da trilha de capacitação em mercados de carbono, Eduardo Fronza, da Fundação CERTI, apresenta um contexto geral sobre mercados de carbono e créditos de carbono. No vídeo são explorados fundamentos e a origem dos mercados de carbono, e a diferença dos diferentes mercados de carbono existentes. Aprofundando no mercado voluntário de carbono, Eduardo apresenta algumas definições relevantes a respeito dos créditos de carbono, como etapas de geração, diferentes tipos de crédito, atributos que caracterizam créditos de carbono como sendo de alta qualidade. Também é apresentado um panorama do ecossistema do mercado voluntário de carbono e alguns exemplos de atores.

Mercado de Carbono: Externalidades e Transição Econômica

Neste segundo vídeo da trilha de capacitação em mercados de carbono, Eduardo Fronza, da Fundação CERTI, fala a respeito de externalidades econômicas e sua relação com os mercados de carbono. Eduardo pontua alguns eventos geopolíticos e econômicos recentes, que sinalizam para uma ampliação das abordagens de
valoração de externalidades econômicas e de geração de impacto socioambiental positivo pelo mercado, para além dos tradicionais e consolidados créditos de carbono.

Mercado de Carbono: Negócios de Impacto e Posicionamento de Marca

Neste terceiro e último vídeo da trilha de capacitação em mercados de carbono, Eduardo Fronza, da Fundação CERTI, apresenta alguns cases de negócios que estão incorporando o aspecto carbono a seus posicionamentos de marca, ou gerando soluções inovadoras associadas à carbono e outros serviços ambientais. No vídeo, Eduardo aborda algumas formas como negócios de impacto podem explorar sua relação com carbono e outros resultados de impacto socioambientais gerados, como estratégia para fortalecimento de marca e atuação no mercado. Por fim, Eduardo apresenta o portfólio iterativo de startups do programa Sinergia, enquanto ferramenta sugerida para inspiração, obtenção de insights e prospecção de networking.