Acesse os conteúdos certos para o desenvolvimento do seu negócio.
Módulo
PRODUTO
Trilha 1
P&D e Cooperação
Nesse vídeo, o Professor Antônio Rogério, Consultor da Fundação Certi e um dos criadores da metodologia do Sinapse da Inovação, contextualiza o que é P&D e sua importância para inovação e vantagem competitiva nas empresas. Inscreva-se no canal e acompanhe nossos conteúdos sobre empreendedorismo inovador!
Experiência do Cliente com a Zendesk
Neste vídeo, Arthur Rozenblit representante da Zendesk, que é uma das empresas parceiras do programa irá abordar o tema “Como a experiência do seu cliente impacta o crescimento da sua startup”
Experiência do Usuário
Neste vídeo, Gabriela Amaral, da Ambev, aborda o tema “Experiência do Usuário”, contextualizando o uso da metodologia Design Thinking para identificação de problemas e desenvolvimento de soluções com foco no cliente.
Processo Produtivo Básico
Thiago Mantovani, da Fundação CERTI, fala sobre Processo Produtivo Básico, abordando o processo de desenvolvimento de uma ideia até sua concretização como produto. Além disso, são conceituadas as abordagens Lean Manufacturing e Indústria 4.0.
Módulo
MERCADO
Trilha 2
Marketing Digital
Nesse vídeo, o Ewerton Silva, Head de SEO na RD Station, traz algumas dicas para ajudar você a gerar resultados para a sua empresa através do Marketing Digital.
Sucesso do cliente – Customer Success
Vendas e Negociação
Módulo
CAPITAL
Trilha 3
Aspectos Societários e Cap Table
Antes de formalizar uma empresa é fundamental estar atento às questões societárias que estabelecem a relação entre os sócios. Nesse vídeo, a advogada Adriana Gomes explica os tipos societários mais utilizados, define o que é Cap Table e como estruturá-lo.
Investimento e Financiamento
Nesse vídeo o sócio da Triaxis Capital, Reinaldo Coelho, oferece dicas sobre investimento e financiamento, apresenta fontes de captação de recursos, os tipos de dívidas e suas diferenças e outros tópicos fundamentais sobre o assunto.
Módulo
Equipe
TRILHA 4
Gestão de conflitos com João Saravia
Nesta primeira parte da capacitação sobre Gestão de Conflitos, João Saravia, sócio e fundador da Frequency Partners Consulting, introduz a definição de conflito, demonstrando que apesar de o termo soar como algo negativo, é possível percebê-lo como uma oportunidade.
Gestão de conflitos com João Saravia (Parte 2)
Nesta segunda parte da capacitação sobre Gestão de Conflitos, João Saravia, sócio e fundador da Frequency Partners Consulting, esclarece como, geralmente, o cérebro das pessoas tendem a processar uma mesma informação de maneiras diferentes, e como isso impacta a forma com que elas lidam com eventuais conflitos.
Gestão de conflitos com João Saravia (Parte 3)
Nesta terceira parte da capacitação sobre Gestão de Conflitos, João Saravia, sócio e fundador da Frequency Partners Consulting, fala sobre o método “Negociação Baseada em Princípios”, também conhecido como “Harvard Negotiation”.
Gestão de conflitos com João Saravia (Parte 4)
Nesta quarta e última parte da capacitação sobre Gestão de Conflitos, João Saravia, sócio e fundador da Frequency Partners Consulting, fala sobre o momento pós-conflito, quando algumas emoções residuais podem vir a gerar novos conflitos.
Módulo
GESTÃO
TRILHA 5
Introdução e Contextualização
Neste 1º vídeo, Ana Carolina Polo faz uma introdução do Módulo Gestão, contextualizando a temática e o escopo de conteúdos da trilha.
Metodologias de Gestão de Projetos
Como fazer na prática a gestão de um projeto? Conheça, com Tayana Santos, algumas das principais metodologias utilizadas.
Ferramentas de Gestão de Projetos
Atualmente, existem diversas ferramentas disponíveis para ajudar empreendedores na gestão de projetos. Descubra algumas delas e saiba como podem maximizar a eficácia e o sucesso da sua iniciativa.
Dicas e Boas Práticas de Gestão
A gestão de projetos pode parecer algo complexo e desafiador, mas, com um planejamento cuidadoso, comunicação eficaz e estratégias adequadas, é possível superar esses desafios. Saiba neste vídeo algumas dicas e boas práticas de gestão de projetos.
Gestão de Fornecedores
Estruturação de cadeias produtivas
Neste vídeo, Sandra Zanotto apresenta a estruturação de cadeias de fornecimento de matérias-primas e ingredientes da sociobiodiversidade da Amazônia.
Gestão de Fornecedores
Gestão de Suprimentos e Compras
Aprenda mais sobre a gestão de suprimentos e compras, assim como boas práticas desses processos, com Aucinei Brandão.
Marco Legal das Startups
Neste vídeo, Leonardo de Freitas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) aborda o Marco Legal das Startups, esclarecendo o processo de criação da legislação, os benefícios trazidos para as startups brasileiras e os próximos desafios que precisam ser superados.
Lei da Biodiversidade
Francine Leal, da GSS Carbono e BioInovação, explica melhor sobre o tema “Lei da Biodiversidade e outros assuntos relacionados o Sisgen.
Gestão Financeira e Roadmap de Capital
Neste vídeo, Marcio Barea, da ABVCap, aborda o tema Gestão Financeira e Roadmap de Capital, esclarecendo os processos de fluxo de caixa, análise do balanço patrimonial, demonstração de resultados, entre outros.
Precificação
Módulo
IMPACTO
Construção da Tese de Impacto e Teoria da Mudança
Neste vídeo André Noronha aborda a importância de negócios de impacto na bioeconomia, que prosperam em conjunto com a preservação da floresta. Ele destaca a necessidade de criar valor adicional para a floresta em pé e a importância de uma tese de impacto consistente, que comunique e sustente os resultados mensuráveis do negócio.
Indicadores e Métricas de Impacto
Neste vídeo André Noronha aborda a importância da mensuração dos negócios de impacto na bioeconomia. Aprenda mais sobre indicadores e estratégias de mensuração de impacto.
Mercado de Carbono
No primeiro vídeo da trilha de capacitação em mercados de carbono, Eduardo Fronza, da Fundação CERTI, apresenta um contexto geral sobre mercados de carbono e créditos de carbono. No vídeo são explorados fundamentos e a origem dos mercados de carbono, e a diferença dos diferentes mercados de carbono existentes. Aprofundando no mercado voluntário de carbono, Eduardo apresenta algumas definições relevantes a respeito dos créditos de carbono, como etapas de geração, diferentes tipos de crédito, atributos que caracterizam créditos de carbono como sendo de alta qualidade. Também é apresentado um panorama do ecossistema do mercado voluntário de carbono e alguns exemplos de atores.
Mercado de Carbono: Externalidades e Transição Econômica
Neste segundo vídeo da trilha de capacitação em mercados de carbono, Eduardo Fronza, da Fundação CERTI, fala a respeito de externalidades econômicas e sua relação com os mercados de carbono. Eduardo pontua alguns eventos geopolíticos e econômicos recentes, que sinalizam para uma ampliação das abordagens de valoração de externalidades econômicas e de geração de impacto socioambiental positivo pelo mercado, para além dos tradicionais e consolidados créditos de carbono.
Mercado de Carbono: Negócios de Impacto e Posicionamento de Marca
Neste terceiro e último vídeo da trilha de capacitação em mercados de carbono, Eduardo Fronza, da Fundação CERTI, apresenta alguns cases de negócios que estão incorporando o aspecto carbono a seus posicionamentos de marca, ou gerando soluções inovadoras associadas à carbono e outros serviços ambientais. No vídeo, Eduardo aborda algumas formas como negócios de impacto podem explorar sua relação com carbono e outros resultados de impacto socioambientais gerados, como estratégia para fortalecimento de marca e atuação no mercado. Por fim, Eduardo apresenta o portfólio iterativo de startups do programa Sinergia, enquanto ferramenta sugerida para inspiração, obtenção de insights e prospecção de networking.